SÁBADO 06.10.12

CINE AVENTURA

14h Record Joey - Um Canguru em Apuros
(Joey, Austrália, 1997)
Direção: Ian Barry
Elenco: Jamie Croft, Alex McKenna, Rebecca Gibney, Harold Hopkins, Tony Briggs, Ruth Cracknell, Ed Begley Jr., Martin Jacobs, Danny Adcock, Grant Piro, Paul Denny, Andrew Booth, George Kapiniaris, Richard Moir, Peter Kowitz
Sinopse: Billy é um garoto que está tentando salvar um filhote de canguru chamado "Joey", quando ele é sequestrado. Ele luta para levá-lo de volta para a Austrália. A estória da maior aventura que dois amigos poderiam ter querendo encontrar o caminho de volta para casa.

SESSÃO AVENTURA
15h45 Record - Bibi - A Feiticeira (ou Bibi - A Bruxinha)
(Bibi Blocksberg, Alemanha, 2002)
Direção: Hermine Huntegeburth
Elenco: Sidonil Von Krosigr, Katja Riemann, Ulrich Noethen, Cristian Nickel e Ingra Busch.
Estréia: 02/06/2006.
Sinopse: Bibi Blocksberg é uma jovem que salvou recentemente duas crianças, ao provocar um temporal com uma magia e impedir que elas morressem queimadas. Como prêmio, ela recebe da bruxa-mor Walpurgia uma bola de cristal, que fará com que se torne efetivamente uma bruxa. Entretanto Rabia, uma jovem invejosa, acredita que Bibi não mereça o prêmio e decide fazer de tudo para tirar dela sua preciosa bola de cristal.

CINE BELAS ARTES
23h SBT - Sim Senhor
(Yes Man, EUA, 2008)
Direção: Peyton Reed
Elenco: Jim Carrey (Carl Allen), Terence Stamp (Terrence Bundley), Zooey Deschanel (Allison), Bradley Cooper
Sinopse: Após separar-se de Stephanie, o agente financeiro Carl Allen tornou-se um homem anti-social, do tipo que sempre tem uma desculpa pronta para qualquer convite ou proposta. Recusa-se a sair com os amigos, a envolver-se em relacionamentos afetivos, não dá chance a panfleteiros ou vendedores nem de apresentar seus produtos e nega a concessão de créditos a todo pedido que chega no banco onde trabalha.
Seus dias acabam no sofá, solitário, assistindo DVDs de 300, Transformers e Jogos Mortais.
Foi depois do dia em que assistiu Jogos Mortais que Carl teve um terrível pesadelo, em que se via morto e petrificado no sofá de sua casa, engolindo moscas e sendo visto como um fracasso pelos poucos amigos que tinha.
O pesadelo faz Carl dar uma chance para o "Sim, Senhor", um grupo de pessoas que se reúne para celebrar o "Sim".
Estréia: 30/01/2009
TOP CINE
22h10 Band - Pânico 2
(Scream 2, EUA, 1997)
Direção: Wes Craven
Elenco: Neve Campbell (Sidney Prescott), David Arquette (Dewey Riley), Courteney Cox (Gale Weathers), Sarah Michelle Gellar (Casey Cooper), Jamie Kennedy (Randy Meeks), Laurie Metcalf (Repórter Debbie Salt), Elise Neal (Hallie), Jerry O'Connell (Derek), Timothy Olyphant (Mickey), Jada Pinkett (Maureen Evans), Duane Martin (Joel, o Cameraman), Roger L. Jackson (Voz do Telefone), Heather Graham (Casey Becker), Tori Spelling (Sidney em "A Punhalada"), Luke Wilson (Billy em "A Punhalada"), Wes Craven (Homem no Hospital), Joshua Jackson, Omar Epps
Sinopse: É primavera, dois anos após os assassinatos em Woodsboro, na Califórnia, e o ano está terminando. Sidney Prescott estuda em Windsor, tem uma ótima colega de quarto, um devotado namorado e é a protagonista da peça da escola. Tudo vai bem na vida de Sidney, exceto o fato de que o passado nunca vai embora. Alguém é morto no campus, quando o filme "Stab" está sendo rodado. A história, baseada no livro da repórter galé Weathers, descreve os assassinatos de Woodsboro. O livro, não só chegou ao topo dos mais vendidos como também ajudou a libertar Cotton Weary, o homem a quem Sidney acusou de ser o assassino de sua mãe. Agora, o filme faz surgir um novo assassino em Windsor.
SUPERCINE
23h20 Globo - O Inquilino
(The Lodger, EUA, 2008)
Direção: David Ondaatje
Elenco: Alfred Molina, Hope Davis, Shane West, Simon Baker
Sinopse: Um assassino percorre as ruas de West Hollywood, escolhendo suas vítimas entre as prostitutas da região. Seus atos lembram muito os cometidos por Jack, o estripador, no século XIX. O agente Chandler Manning (Alfred Molina) está à sua procura, mas precisa lidar com o fato de que prendeu a pessoa errada há sete anos atrás e ela foi condenada à morte na cadeira elétrica. Paralelamente, um casal aluga o quarto dos fundos para Malcolm (Simon Baker), um estranho inquilino.

SEXTA 05.10.12

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
22h TV Cultura - A Floresta dos Lamentos
(Mogari No Mori, França/ Japão, 2007)
Direção: Naomi Kawase
Elenco: Shigeki Uda, Machiko Ono, Makiko Watanabe, Kanako Masuda, Yoichiro Saito

Sinopse: Shigeki sofre de uma demência senil e vive num pequeno e tranqüilo asilo ao lado de uma vasta floresta. Apegado à memória de sua esposa morta, Mako, escreve longas cartas a ela, como testemunho silencioso de seu eterno amor. Mas agora o 33º aniversário da morte de Mako está se aproximando e de acordo com a crença dos budistas japoneses, isto significa que sua alma deve viajar para a terra do Buda. Chegou a hora da separação. Machiko é uma jovem enfermeira que perdeu o filho recentemente e, apesar de ainda estar lidando mal com a perda, parece devotar especial atenção a Shigeki. Um passeio frustrado acaba levando a enfermeira e o velho à floresta onde, através de um jogo de fuga e perseguição, perdem suas identidades para depois resgatá-las e defini-las. O mais fraco torna-se o mais forte, quem cuida será cuidado.

Cuica de Santo Amaro

(Brasil, 2013)
Direção: Josias Pires e Joel de Almeida
Sinopse: Entre 1930 e 1964, o controverso e irreverente cordelista baiano Cuíca de Santo Amaro teria produzido cerca de 100.000 folhetos, ilustrados por Sinésio Alves. Nos textos, abordava desde o custo de vida, os crimes presentes nas páginas policiais até as manobras dos líderes envolvidos na Segunda Guerra Mundial, como Hitler e Stálin. As historinhas, muitas vezes obscenas, vendiam facilmente nas feiras de Salvador. Cuíca foi transformado em personagem dos escritores Dias Gomes e Jorge Amado e de filmes de Roberto Pires e Anselmo Duarte.

TERÇA 02.10.12


CINE ESPETACULAR
22h45 SBT - Lutar ou Morrer
(Fist of Legend, China, 1994)
Direção: Gordon Chan
Elenco: Jet Li, Yasuaki Kurata, Shinobu Nakayama
Sinopse: Durante a ocupação japonesa na China, mestre Hou treina jovens chineses em sua academia para combater a intolerável situação de abuso de poder dos estrangeiros. Em 1937, o lutador patriota Chen Zhen (Jet Li), deixa Hong Kong para, em Shangai, se aperfeiçoar na arte da luta. Lá é informado sobre a morte de seu querido mestre. Intrigado com a maneira que ele foi morto, Chen Zhen acompanha as investigações e parte para a vingança contra os japoneses.

CORUJÃO

3h14 Globo - O Retorno dos Malditos
(The Hills Have Eyes 2, EUA, 2006)
Direção: Martin Weisz
Elenco: Daniella Alonso, Jacob Vargas, Michael McMillian, Jessica Stroup
Sinopse: A lenda do terror Wes Craven co-escreveu a seqüência do sucesso de 2006, Viagem Maldita. O que começou com a família Carter claramente não terminou. Como parte de uma missão de rotina, uma unidade de soldados da Guarda Nacional pára no isolado observatório do Novo México e encontra um campo de pesquisa misteriosamente deserto. Após presenciar um sinal de perigo em uma montanha distante, o grupo resolve iniciar uma missão de procura e resgate. Mal sabem que estas montanhas são as mesmas que a família Carter visitou, e que uma tribo de mutantes canibais os aguarda. Desta vez, o mal é ainda maior e tem o objetivo de destruir os soldados completamente.

SESSÃO DA TARDE
15h39 Globo - Deu a Louca na Cinderela
(Happily N’Ever After, EUA, 2007)
Direção: Paul J. Bolger
Vozes (na versão original) de Sarah Michelle Gellar, Sigourney Weaver, Andy Dick, Jill Talley, Jon Polito, Freddie Prinze Jr., Phil Proctor
Sinopse: A animação começa quando Frieda, a madrasta da Cinderella, se cansa do equilíbrio entre o bem e o mal no mundo dos contos de fadas. Ela se une a outros vilões para derrubar os mocinhos. Cinderella (ou apenas Ella) começa a história como a típica dama em apuros, mas é obrigada a se unir ao Príncipe Encantado para defender seu universo. Ella ainda tem a ajuda de Rick, o lavador de pratos do palácio que é, secretamente, seu grande amor.
Inspirado no clássico dos Irmãos Grimm 'Fairy Tales'.
Estreou nos cinemas no dia 16 de novembro de 2007.
Notas da Crítica:
Amanda Pontes, Cinema com Rapadura: 2/10
Brian Orndorf, Omelete: 1/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 1/5
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 1/5

O exercício do caos

(Brasil, 2012)
Direção: Frederico Machado
Elenco: Di Ramalho, Auro Juriciê, Thalyta Sousa, Thayná Sousa, Isabella Sousa.
Sinopse: O exercício do caos narra em tons de suspense existencialista a história de um pai soturno e autoritário que vive com as três filhas adolescentes em uma fazenda de mandioca no interior do Maranhão. A família compartilha a ausência da mãe e lida com os ditames rigorosos de um estranho capataz que os explora enquanto persegue a inocência das meninas, divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas. Enquanto o eixo familiar desmorona pouco a pouco, os personagens, fragilizados, situam-se no limiar entre a razão e a loucura, entre o caos e a fé.

DOMINGO 30.09.12

SESSÃO DE GALA
0h55 Globo - Medo da Verdade
(Gone Baby, Gone, EUA, 2007)
Direção: Ben Affleck
Elenco: Casey Affleck, Michelle Monaghan, Morgan Freeman, Ed Harris, John Ashton, Amy Ryan.
Sinopse: A cada dia nos Estados Unidos, duas mil crianças são reportadas como desaparecidas.
O suspense Medo da Verdade - uma adaptação do best-seller de Dennis Lehane - segue o explosivo caso de uma menina desaparecida. Mas nessa investigação há muitos segredos e um sinuoso labirinto de classes sociais, corrupção, maldade e inocência.
A história começa no distrito de Dorchester, em Boston, onde as ruas povoadas por pessoas da classe operária abrigam famílias destruídas e sonhos despedaçados. Apesar de estarem hesitantes em aceitar a investigação, por considerarem um processo traumático e dolorido, os detetives particulares Patrick e Angie decidem ajudar a vó de Amanda a encontrar a neta desaparecida há três dias.
Patrick conhece bem a vizinhança e isso traz a ele vantagens sobre os policiais fardados encarregados do caso.
Helene, a mãe de Amanda, estudou no mesmo colégio de Patrick, e hoje é uma mulher viciada em drogas e envolvida com o tráfico.
As pistas vão se encaixando e formando um mosaico aterrador que envolve sofrimentos mal curados do passado, corrupção policial, intenções boas e atos questionáveis.



TELA QUENTE
22h15 Globo - Presságio
(Knowing, EUA, 2009)
Direção: Alex Proyas
Elenco
: Nicolas Cage (John Koestler), Rose Byrne, Chandler Canterbury, Ben Mendelsohn e Adrienne Pickering
Sinopse: Em 1959 uma garota faz diversos desenhos prevendo como seria o futuro dali 50 anos e guarda em uma cápsula do tempo. 50 anos depois, quando a cápsula é aberta, o professor de astrofísica John Koestler descobre que os desenhos são mensagens criptografadas que predizem as datas e o número de mortos de todas as grandes tragédias dos últimos 50 anos com uma precisão incrível. Conforme investiga os segredos do documento, John descobre que ele prevê mais três catástrofes – sendo a última de proporções globais e descobre que, de alguma forma, seu filho está envolvido nisso, correndo grande perigo. Agora, John precisa embarcar em uma corrida eletrizante contra o tempo para salvar o seu filho e prevenir a humanidade do maior dos desastres.

SEXTA 28.09.12

CORUJÃO

3h25 Globo - Elipsis
(Venezuela, 2006)
Direção: Eduardo Arias-Nath
Elenco: Angélica Aragón, Álvaro Bayona, Cristina Dieckman, Gaby Espino, Dimas González, Seu Jorge, Jean Paul Leroux, José Longa, Ludwig Pineda, Edgar Ramirez, Marisa Román, Luigi Sciamanna, Rafael Uribe, Erich Wildpret.
Sinopse: Historias paralelas e fragmentadas sao unidas pela relação entre o prestigiado ator Sebastian Castillo e Galo Vidal, um frustrado estilista. Os papéis se invertem a partir das decisões que cada um deles toma. A vida de Sebastián agora é um caos e a de Galo, virou um sucesso. Suas trajetórias voltam a se cruzar quando Sebastián ajuda Galo e ambos partem em uma viagem que colocará em risco tanto a amizade quanto suas próprias vidas. Elipsis tem personagens pitorescos interpretados por famosos atores latino-americanos e também pelo cantor e compositor brasileiro Seu Jorge.

SESSÃO DA TARDE
15h40 Globo - Space Chimps – Micos no Espaço
(Space Chimps, EUA, 2008) - Exibição em HDAnimação - 81 min.
Direção: Kirk De Micco
Elenco de Vozes na Versão Original: Patrick Warburton, Stanley Tucci, Kristin Chenoweth, Jeff Daniels, Cheryl Hines, Andy Samberg, Kenan Thompson, Omid Abtahi, Zack Shada
Sinopse: Ham III (Andy Samberg), Luna (Cheryl Hines) e Titan (Patrick Warburton) são chimpanzés enviados pela NASA em missão espacial, com o objetivo de encontrar vida alienígena. Luna é disciplinada e fascinada por astronautas humanos, enquanto que Titan é um super-atleta egocêntrico. Já Ham é bisneto do 1º chimpanzé a ser enviado ao espaço, mas tem mais interesse em ser artista de circo do que um bom astronauta. Obrigados a conviver juntos, os três precisam lidar com suas diferenças para que a missão seja bem sucedida.
Estreou no dia 25 de julho de 2008.


QUINTA 27.09.12

CORUJÃO
3h05 Globo
Fonte da Vida
(The Fountain, EUA, 2006)
Ficção Científica - 96 min.
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro
de Darren Aronofsky e Ari Handel. Produzido por Eric Watson, Iain Smith, Nick Weschler e Gilbert Adler para a Warner Bros. Elenco: Hugh Jackman (Tomas), Rachel Weisz (Izzy), Alexander Bisping (Del Toro), Ellen Burstyn (Lilian), Jamie Isaac Conde (Denevi Vicks), Mark Margolis (Avila), Cliff Curtis, Sean Gullette, Donna Murphy, Ethan Suplee, Sean Patrick Thomas.
Estréia: 24/11/2006.
Sinopse: Na Espanha do século XVI, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária Árvore da vida.
Nos tempos atuais, Izzy, a mulher do pesquisador Tommy Creo, escritora, está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la e que pode estar nas selvas da América do Sul.
No século XXVI, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência.
Três histórias sobre o amor, a morte e a existência humana são contadas paralelamente ao longo de mil anos.
Participou da competição oficial do Festival de Veneza de 2006.

CLUBE DO FILME

22h TV Cultura - Louca Escapada
(The Sugarland Express, EUA, 1974)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Goldie Hawn, Ben Johnson, Michael Sacks, William Atherton,
Gregory Walcott, Steve Kanaly
Sinopse: Lou Jean Poplin é uma mulher que ajuda o marido a escapar da prisão para que juntos possam ir até Sugarland na intenção de recuperar o filho, que foi adotado por um casal local. A fuga de ambos provoca uma caçada policial sem precedentes na história do Texas.

Antes que o Mundo Acabe

SESSÃO BRASIL
2h15 Globo - Antes que o Mundo Acabe
(Brasil, 2009)
Direção: Ana Luiza Azevedo
Elenco: Caroline Guedes (Maria Clara), Murilo Grossi (Antônio), Janaína Kremer (Elaine), Pedro Tergolina (Daniel), Bianca Menti (Mim), Eduardo Cardoso (Lucas), Eduardo Moreira (Daniel Pai)
Sinopse: O adolescente Daniel, de 15 anos, vive em Pedra Grande, no interior gaúcho, com sua mãe, o padrasto e a irmãzinha e divide seu tempo entre a escola, a internet e os passeios de bicicleta com os amigos Lucas e Mim (Jasmim), quando eles conversam sobre as perspectivas futuras para suas vidas enquanto fazem guerra de pedrinhas e comem jabuticaba na beira do riacho.
Lucas é monitor do laboratório de ciências do Colégio Santa Bárbara e o melhor amigo de Daniel. Ele e Daniel dividem o coração de Mim, e junto com as “variações de humor típicas da adolescência” os três vão levando a relação no limite da amizade, do ciúme e da rivalidade.
Maria Clara, a irmã pequena de Daniel, sempre com as antenas bem ligadas, observa os acontecimentos ao seu redor e tenta entender porque Daniel está sempre irritado.
Quando o carteiro traz uma correspondência do pai verdadeiro de Daniel, num primeiro momento o garoto recusa-se a lê-la, já que não entende porque foi abandonado precocemente pelo seu progenitor homônimo, mas quando uma onda benéfica de “variação de humor” acontece, Daniel começa a descobrir a história de seu pai, que decidiu sair pelo mundo fotografando povos ameaçados de extinção junto com uma Organização não Governamental Internacional chamada Antes Que o Mundo Acabe.





SEGUNDA 24.09.12

CORUJÃO
3h15 Globo - Deixados Para Trás III - Mundo em Guerra
(Left Behind: World at War, EUA, Canadá, 2005)
Direção: Craig R. Baxley
Elenco: Lou Gossett Jr., Kirk Cameron, Brad Johnson, Jessica Steen, Gordon Currie, Janaya Stephens, Chelsea Noble, Laura Catalano, Arnold Pinnock, Charles Martin Smith, David Eisner, Martin Randez, Phil Jarrett¹, David Macniven, Patrick Stevenson
Sinopse: No mundo profetizado do livro da revelação, líder mundial realizou o que se considerava impossível, unir o mundo em paz. O presidente dos EUA sempre teve esse sonho e apoiou o líder, mas quando uma tentativa frustrada de assassinato abre seus olhos para uma conspiração, ele tem que admitir que a III Guerra Mundial é iminente. Para evitá-la o presidente conta com a ajuda de um repórter e seu grupo.
TELA QUENTE
22h15 Globo - Ghost Town - Um Espírito Atrás de Mim
(Ghost Town, EUA, 2008)
Direção: David Koepp
Elenco: Téa Leoni, Ricky Gervais, Kristen Wiig, Greg Kinnear
Sinopse: Bertram Pincus (Ricky Gervais) é um dentista de Manhattan cuja maneira de lidar com pessoas deixa muito a desejar. Quando Pincus morre inesperadamente, ele milagrosamente ressuscita sete minutos depois, acorda e descobre que pode ver fantasmas. Pior ainda, que todos eles querem alguma coisa dele, especialmente Herlihy Frank (Greg Kinnear) que insiste em destruir o casamento de sua viúva Gwen (Téa Leoni). Isso põe Pincus no meio de um triângulo amoroso.
Estréia: 22/05/2008
Bastidores: Vencedor do 13º Satellite Awards na categoria Ator em Filme de Comédia ou Musical (Ricky Gervais)

Tô Ryca

(Brasil, 2016)
Direção: Pedro Antonio
Elenco: Samantha Schmütz, Katiuscia Canoro, Marcelo Adnet
Sinopse: Selminha (Samantha Schmütz) é uma frentista que tem a chance de deixar seus dias de pobreza para trás ao descobrir uma herança de família. Mas para conseguir colocar a mão nessa grana, ela terá que cumprir o desafio lançado por seu tio: Selminha precisa gastar 30 milhões de reais em 30 dias, sem acumular nada e nem contar para ninguém. Mas, nessa louca maratona, ela vai acabar descobrindo que tem coisas que o dinheiro não compra.


Kadu Silva, do site Ccine 10

"O roteiro de Fil Braz (Minha mãe é uma Peça: O Filme) erra em novamente retratar o suburbano de forma caricata com exageros que beira o mal gosto, o desenrolar da história também é previsível mesmo com o desafio que permeia a narrativa, sem contar ainda que o filme parece recorte de diversas outras comedias nacionais sobre o pobre “milagrosamente” ficando rico, no entanto acerta em propor através da trama inusitada uma reflexão sobre o momento político atual onde candidatos manipulam a opinião público para seguir seus dogmas religiosos."

Giovanni Rizzo, do site Observatório do Cinema

"Em certo momento da projeção, Selminha diz que para pobre menos não é mais, e já que ela tem dinheiro ela quer mais e mais. Essa pode ser a síntese de Tô Ryca, que pretende apontar problemas sociais, mesmo com sua lógica problemática de representações, e fazer rir a todo o momento, mesmo que com um despreparo visível para o humor. O filme parece atirar para todo lado e raramente consegue alguma boa piada."

Matheus Machado, do site Matinê Cine & TV

"Se atualmente os filmes nacionais têm um pré-julgamento negativo, por parte do público, isso se deve as comédias nacionais de baixíssima qualidade que temos a todo o momento nos cinemas. E Tô Ryca, não é diferente disso."

Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!

(Brasil, 2011)
Direção: Ninho Moraes, Francisco César Filho
Elenco: Carlos Meceni, Gero Camila, Helena Albegaria, Alice Braga
Sinopse: Um olhar do século 21 para um dos movimentos culturais mais importantes da história brasileira. A produção traz um mix de entrevistas, shows, intervenções artísticas e atores em pequenos esquetes.Uma intersecção dos contextos social e artístico de 1967-68-69 com o atual.