domingo 7 de setembro de 2014

CINE BELAS ARTES
0h45 SBT – O Desinformante!
(The Informant!, EUA, 2009)
Comédia - 108 min.
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Matt Damon, Lucas McHugh Carroll, Eddie Jemison, Rusty Schwimmer, Craig Ricci Shaynak
Sinopse: Mark Whitacre (Matt Damon) é um químico na Archer Daniels Midland (ADM) e está pesquisando um problema relacionado com a produção de um derivado do milho, a licina.
Um telefonema muda o rumo da história. É um executivo japonês conhecido de Whitacre que tem informações sobre um vírus que vem atacando a lisina produzida pela fábrica e causando prejuízos de 7 milhões de dólares por mês. O tal informante diz que sabe quem está sabotando a ADM e pede 10 milhões de dólares para dar o nome do agente duplo e uma vacina contra a tal bactéria.
Em questão de minutos, o FBI está envolvido e o inocente Whitacre começa a dar com a língua nos dentes e, além de dar informações sobre o caso da chantagem, abre o jogo e conta ao agente Brian Shepard (Scott Bakula) que a ADM é uma das principais organizadoras de um cartel internacional criado para controlar o preço do milho ao redor do mundo, com ligações na Europa, América Latina e Ásia.
Whitacre aceita se tornar informante do FBI e, nos anos seguintes, acaba gravando várias conversas que comprometeriam irremediavelmente seus patrões. O que ninguém sabia, porém, era que o próprio Whitacre escondia graves segredos.
O roteiro de Scott Z. Burns é baseado no romance “The Informant: A True Story”, escrito por Kurt Eichenwald.




Nenhum comentário: