Curitiba Zero Grau

(Brasil, 2012)
115'
Direção: Eloi Pires Ferreira
Elenco: Jackson Antunes, Edson Rocha, Lori Santos
Sinopse: Na fria cidade de Curitiba, quatro homens passam seus dias em trânsito: um deles é motorista de ônibus, outro é catador de papel, um terceiro trabalha como comerciante de automóveis e o último é motoboy. O destino destes anônimos se cruza no coração da cidade.
O filme Curitiba Zero Grau é uma crônica da vida urbana das metrópoles contemporâneas. Os fatos sociais vivenciados pelos atores Jackson Antunes, Edson Rocha, Diegoh Kozievitch e Lori Santos poderiam acontecer em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque ou no México, já que, essencialmente, o filme traz em primeiro plano os desafios e as dificuldades da vida cotidiana dessas metrópoles.
Uma ficção sobre quatro histórias de vida que acontecem em uma semana extremamente fria na cidade de Curitiba. É nesse tempo e lugar que ocorre o encontro da vida de Jaime, Márcio, Ramos e Tião, que, simultaneamente, representam a vida das pessoas que nasceram neste lugar quanto das pessoas que vieram de outros espaços e adotaram este lugar como a sua cidade.
O frio, em certa medida, assume o sentido metafórico da forma das pessoas se relacionarem umas com as outras, fato que acontece não só na cidade escolhida como geografia do filme quanto nas grandes cidades, pois, o trânsito e a dinâmica da vida em movimento, acabam afastando as pessoas, por outro lado, o filme também mostra que nestas condições, é possível o companheirismo, a solidariedade, mesmo em situações que beiram a tragédia.
O fator econômico é o elemento que desencadeia as ações dos núcleos familiares dos nossos protagonistas, sendo que este fator implica da desestruturação familiar à unificação de determinada família que partilha de uma mesma situação de opressão.
Em síntese, Curitiba Zero Grau representa a luta pela sobrevivência de famílias de diferentes categorias sociais que vivem nas grandes cidades, mas que neste filme, esta luta pela sobrevivência encontra mais um o complicador, o frio, seja no sentido literal ou simbólico desta palavra.

http://www.curitibazerograu.com.br/



Nenhum comentário: